Entenda o que é vazamento de corrente e como identificá-lo

25 de Setembro de 2019

O vazamento de corrente é um problema que traz riscos e desperdício. É definido como um fluxo de corrente anormal ou indesejado em um circuito elétrico, normalmente causado por emendas de fios e cabos com isolamento inadequado, erros na ligação das instalações ou danificação ou desgaste da isolação dos condutores ou ainda instalação inadequada de equipamentos e luminárias.

Essa falha, também conhecida como fuga de corrente, é geralmente notada quando há aumento na conta de energia sem motivo aparente, ou pelo mau funcionamento de lâmpadas e eletrodomésticos.

Além do desperdício de energia, a fuga, por ser causada por desgaste e falhas na instalação elétrica, pode causar acidentes como choques elétricos e incêndios. ⠀

Como identificar vazamento de corrente

Para verificar se essa irregularidade é causada pela instalação elétrica, desligue todos os aparelhos e apague as luzes. Em seguida, verifique se o medidor continua girando. Caso continue, é sinal de que há vazamento de corrente. Para identificar de onde vem esse problema, desligue a chave geral. Se o medidor parar de girar, significa que o defeito é na instalação elétrica, se o medidor continuar funcionando, a falha pode estar no medidor. Nessa situação, consulte a sua distribuidora de energia para consertar o defeito.

Se porventura suspeitar de vazamento de corrente em aparelhos, como quando o eletrodoméstico em questão costuma dar choques elétricos, mantenha a chave geral ligada, mas desligue todos os aparelhos e lâmpadas. Em seguida, conecte o plug do aparelho suspeito na tomada sem ligá-lo e observe o medidor. Caso o mesmo indique que há consumo de energia, leve o aparelho para uma assistência técnica.

Caso tenha feito todos os testes acima e não consiga identificar motivo aparente para o vazamento de corrente, é possível que haja uma ligação clandestina no seu sistema de energia. Nesse caso, é seu dever notificar a sua distribuidora de energia para que a mesma tome as devidas providências.