Valorize sua casa com a iluminação correta

10 de Fevereiro de 2015

A iluminação de um ambiente pode ser responsável pela primeira impressão que se tem dele. A sensação de conforto visual é proporcionada de forma eficaz quando se usa a iluminação adequada.

Apenas com as luzes, o mesmo ambiente pode ganhar um ar romântico, sofisticado ou alegre. Entretanto, um local mal iluminado pode se tornar frio e sem charme algum.

iluminacao

A iluminação correta para cada cômodo

Hall de entrada

Podem ser iluminados com o objetivo de deixar o local aconchegante. Pontos de luz difusos funcionam muito bem.

Sala de estar

Como a sala é o cômodo onde se passa a maior parte do tempo, a luz deve ser confortável e com foco nas áreas de leitura. Spots dão charme a obras de arte e objetos de decoração.

Sala de jantar

Com luzes baixas, ganha um ar romântico, e quando bem iluminada e com pontos de luz focalizando objetos interessantes, se torna um local ideal para uma reunião de amigos. Lembre-se sempre que o foco principal da iluminação de uma sala jantar está na mesa. No entanto, o projeto de iluminação deve contemplar a sala inteira.

Cozinha

A cozinha é um praticamente um ambiente de trabalho e, por isso, deve ser bem iluminada para facilitar as atividades e evitar acidentes.

Quarto

É o local onde a iluminação deve ser mais confortável. Tanto a iluminação direta, com lâmpadas que iluminam totalmente o quarto quando aplicadas nas luminárias do teto, quanto a iluminação indireta, com luminárias de parede ou teto, funcionam muito bem.

Banheiro

As luzes do banheiro devem ser suaves e agradáveis, mas claras ao ponto de facilitarem tarefas como o barbear e a maquiagem.

Área externa

A iluminação da área externa possui duas funções: dar destaque e, ao mesmo tempo, segurança. É preciso atentar-se para iluminar todos os lados da casa e ter cuidado com arbustos e árvores que possam servir de esconderijo para assaltantes.

iluminação_externa