tomadas e interruptores

Como escolher tomadas e interruptores para a instalação elétrica

18 de Outubro de 2018

Você já se imaginou em um lugar fechado sem tomadas ou interruptores? Estes são dois materiais elétricos indispensáveis em qualquer ambiente. Os dois itens são tão presentes e utilizados na nossa rotina que, muitas vezes, são despercebidos de sua importância.

Na hora de escolher o interruptor e a tomada ideal para uma instalação elétrica, é preciso atentar não somente para a estética, mas principalmente para a sua eficiência e a sua segurança.

É preciso escolher bem os lugares da casa onde serão feitas as instalações. À primeira vista, parecem detalhes mínimos, embora sejam estes detalhes que fazem toda a diferença em um espaço. Interruptores e tomadas estão diretamente relacionados à funcionalidade e ao conforto das pessoas que habitam aquele ambiente.

A quantidade de tomadas varia conforme o ambiente

O número de tomadas que devem existir em um espaço varia conforme a funcionalidade daquele lugar. Isto é, uma cozinha certamente vai ter mais tomadas do que um banheiro, por exemplo.

Antes de definir uma quantidade, é preciso ter um planejamento de quantos aparelhos vão precisar estar conectados à tomada, sempre colocando uma ou duas tomadas extras para outro tipo de uso.

Tanto a quantidade quanto a localização das tomadas devem entrar em acordo com a capacidade das instalações elétricas gerais. Existem algumas normas patenteadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que regulam a instalação de tomadas conforme o tamanho e tipo de ambiente.

tabela abnt tomadas

Por isso, é importante sempre ter o auxílio de um profissional da área, quem vai determinar com precisão o lugar mais seguro de ser instalada uma tomada. É um eletricista que vai tomar o cuidado de não sobrecarregar a fiação elétrica.

Para interruptores, a regra não é tão diferente. A quantidade varia com o ambiente e, normalmente, se tem uma por luminária. Em ambientes que costumam ser integrados (normalmente em apartamentos), como cozinha e sala de jantar, é bem comum ter interruptores com mais de um botão.

Utilizando tomadas e interruptores a favor da decoração

São itens que possuem uma função, mas que podem facilmente se tornar um adicional decorativo a um ambiente. Isso porque hoje há uma série de modelos, cores e até estampas para tomadas e interruptores. O importante é combinar com o restante do estilo do espaço!

Na dúvida, você sempre pode optar pelo branco clássico, que também pode acabar se tornando um item harmonioso no lugar.

Na hora de comprar as tomadas para sua casa, não esquecer que o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas determinou que novos aparelhos eletrônicos só podem ser comercializados com tomadas de três pinos. Por isso, apenas objetos mais antigos possuem tomada com dois pinos. Evite o uso de adaptadores garantindo as tomadas de acordo com o novo padrão.

Agora você já pode conferir as ofertas da SV Elétrica e garantir os melhores preços em tomadas e interruptores de qualidade.