Saiba como se livrar dos choques elétricos

20 de Maio de 2015

Você já sofreu um choque elétrico? É possível apostar que bem mais da metade das pessoas que lerão este artigo comecem respondendo à pergunta feita anteriormente com um sim. Os choques elétricos são considerados acidentes comuns, mas podem ter consequências trágicas.

Alguns choques são causados por falta de cuidados no contato com aparelhos ligados à energia, mas muitos outros são causados por problemas na instalação elétrica. Saiba como se livrar desses riscos com as dicas que trouxemos:

1 – Elabore o projeto elétrico de sua residência com um profissional habilitado. Muitos choques elétricos (que comumente levam a óbito) são causados por falhas na instalação ou por falta de manutenção.

2 – Caso precise utilizar muitos aparelhos elétricos durante o dia, prefira investir na instalação de mais tomadas por ambiente. Evite a utilização de TEs e extensões. Eles aumentam o risco de curto-circuito.

3 – Garanta o aterramento da sua residência. Ele previne a instalação elétrica de desequilíbrios que causam curtos-circuitos e, consequentemente, geram acidentes.

4 – Invista em revisões da instalação elétrica a cada 5 anos. Elas podem encontrar problemas que ainda não são visíveis mas podem causar transtornos.