projeto de iluminação

Saiba como um projeto de iluminação te ajuda a economizar

24 de Maio de 2018

A iluminação é capaz de mudar todo o aspecto de um ambiente. Quando bem projetada, pode deixar o espaço mais amplo, aconchegante e funcional. Além disso, para quem gosta de uma casa bem decorada, a luz oferece muitas possibilidades de ser trabalhada e dar um novo visual ao lar.

A preocupação com a iluminação deve começar durante o projeto da casa. Afinal, a iluminação faz parte do ambiente, assim como os revestimentos, os móveis planejados e todos os outros detalhes. E mais: ao projetar a iluminação da sua casa, você pode economizar na compra de materiais e na conta de energia elétrica. 

 

Que tal começar a pensar no projeto de iluminação da sua casa?

Pensar na iluminação é também pensar na funcionalidade de cada ambiente. Com tantas opções no mercado elétrico, é um erro pensar que um mesmo tipo de luz funciona para todos os cômodos de uma casa. Ou seja, a luz de um escritório ou ambiente de estudos não deve ser a mesma de uma cozinha, por exemplo.

Cada espaço da casa deve ser iluminado conforme a necessidade daquele local. Por isso, caso você esteja começando a planejar uma reforma, não deixe o projeto de iluminação de lado.

Uma reforma orientada por profissionais, como arquitetos e engenheiros, vai ter um planejamento mais funcional e adequado, mas isso não impede que você não possa saber que tipo de luz utilizar para cada cômodo.

Para clientes que estão em dúvida sobre como adequar a iluminação de um determinado espaço, existem algumas dicas que podem ajudar, como:

  • Em cômodos de descanso e lazer, aposte nas lâmpadas de luminosidade amarelada e quente;
  • Em lugares que demandam concentração e trabalho, escolha uma luz fria;
  • Ilumine os detalhes, como nichos e prateleiras. Arandelas e abajures com clip também são boas opções;
  • Escolha a luminária do tamanho certo. Em cômodos menores e de teto baixo, opte por um lustre pendente, discreto ou um modelo embutido.

 

Um bom projeto de iluminação gera maior economia

Planejamento está relacionado com economia, pois reconhecendo as necessidades do ambiente, o investimento de material é certo. O mercado de materiais elétricos ganha, a cada dia, novas opções que abrangem vários estilos e vários bolsos, também.

Hoje, a palavra mais comentada na hora de reformar uma casa é “custo-benefício“. E com razão, pois todo mundo quer investir em um material de qualidade, durável e funcional.

Quando o assunto é economia, as lâmpadas LED surgem como a melhor opção. Seu baixo consumo de energia, alta durabilidade e opção sustentável faz com que a economia gerada reduza em 70%, comparada às outras opções do mercado (incandescente e fluorescente).

As LED’s são versáteis e se adequam a ambientes internos, externos, embutidos, etc. Existe uma grande variedade de opções, todas com o benefício do baixo consumo de energia elétrica.

Outro fator essencial no projeto de iluminação é saber aproveitar a luz natural, através do bom uso de janelas e portas. Além de reduzir gastos, essa medida areja o ambiente e serve como decoração do espaço.

É possível economizar com iluminação projetada, também, com o acerto nas pinturas das paredes. Cores claras, que vão do branco ao bege, contribuem para uma iluminação eficiente, já que refletem a luz, espalhando-a pelo cômodo.

Na próxima reforma de sua casa, lembre-se de elaborar um projeto de iluminação junto a um profissional. Assim, você vai conseguir economizar e iluminar seu ambiente da melhor forma possível, de acordo com sua função.

E não esqueça: procurando materiais elétricos por um excelente preço e qualidade, venha até a SV Elétrica e aproveite!