combate a incêndio

Prevenção e combate a incêndio: conheça os equipamentos certos

31 de Outubro de 2018

Todo mundo tem uma ideia de como prevenir e combater incêndios, ainda que baseada no senso comum. Porém, este tipo de acidente é, muitas vezes, imprevisível. Acidentes com fogo causam grandes estragos (na maioria, irreparáveis) e, por isso, é importante estar atento a equipamentos, normas e técnicas para evitar incêndio em qualquer ambiente. 

Pequenas ações são suficientes para realizar uma prevenção a incêndios. É importante também saber quais as ações para se combater acidentes do tipo. Medidas tomadas a tempo são capazes de diminuir bastante os estragos causados.

Medidas de prevenção a incêndios

Os grandes aliados na hora de prevenir incêndios são os equipamentos corretos, estabelecidos por norma como obrigatórios em construções, sejam em condomínios, prédios comerciais, indústrias, instituições, etc.

Caixas de incêndio e equipamentos

Para todo e qualquer lugar com número significativo de pessoas circulando, se faz necessária a presença de caixas de incêndio. Equipamentos como sensores de fumaça, alarmes de incêndio e sprinklers também são fundamentais para a proteção do ambiente e de quem convive nele.

Mesmo que não haja nenhuma ocorrência, é importante que estes produtos estejam em boas condições de uso.

Boas condições das instalações elétricas prediais

Uma instalação elétrica bem feita e com um sistema de proteção, como fusíveis e disjuntores, evita incêndios que partem de descargas por curtos-circuitos. O ideal é realizar uma vistoria periódica para detectar falhas e realizar uma manutenção preventiva.

Extintores de incêndio

Também faz parte de normas de segurança a presença de extintores. Estes devem estar sempre em boas condições de uso e carregados. Também se faz necessária uma vistoria periódica para certificar que está tudo regular.

Entradas de ar são fundamentais

A ventilação de um espaço ajuda a dispersar o fogo. Incêndios costumam tomar grandes proporções devido à falta de saída de ar, seja através de portas ou janelas em locais favoráveis.

Combate ao fogo com segurança

Sempre chame o Corpo de Bombeiros

Existem algumas medidas a serem tomadas para combater o fogo até a brigada de incêndio chegar, logo após transmitir o alarme geral ou ligar 193.

Saídas de emergência devem ser utilizadas

Assim que possível, a chave geral deve ser desligada. E que todos do local procurem as saídas de emergência mais próximas para evitar aglomeração. Ainda que seja uma situação tensa, é fundamental manter a calma e procurar agir da forma mais segura e racional possível.

Em caso de pequenos incêndios, pessoas com algum tipo de treinamento podem dar início ao combate ao fogo com os extintores. Se o incêndio atingir grandes proporções, o recomendado é não interferir e deixar a brigada agir.

Segurança deve ser a prioridade

Em qualquer situação, a nossa segurança sempre deve estar em primeiro lugar. Equipamentos que auxiliam na prevenção e no combate a incêndios é a mais nova linha de produtos da SV Elétrica em parceria com a Metalcasty e a Intelbrás. Confira nosso catálogo e aproveite as ofertas!