instalação elétrica

O que você precisa saber antes de realizar a obra de instalação elétrica

27 de Setembro de 2018

 

Os projetos de instalação elétrica costumam possuir muitos detalhes. Todo sistema elétrico residencial é formado por interruptores, dímeres, luminárias, lâmpadas, fios, quadros de força, tomadas e conduítes. E para que a obra de instalação seja realizada com perfeição, é preciso ficar por dentro de tudo.

Cada item que faz parte do projeto de instalação elétrica tem uma função. Todo o processo de escolha do produto até a instalação é fundamental para o bom funcionamento de todas as partes.

 

Um bom projeto elétrico faz toda a diferença

Não adianta ter os melhores materiais sem ter um projeto elétrico de qualidade. Projetos elétricos nada mais são que a reunião de todas as informações referentes à eletricidade de uma instalação. Essas informações podem estar dispostas em forma de tabelas, listas, diagramas elétricos, etc.

Estes projetos podem ser elaborados por pessoas com conhecimento técnico para realizar os cálculos e criar as tabelas, como técnicos e engenheiros. Somente profissionais podem assinar e se responsabilizar pelo projeto.

Os projetos elétricos vão definir o funcionamento das atividades da casa, desde o acionamento das lâmpadas à utilização de grandes cargas elétricas.

Além disso, um bom projeto elétrico sempre se volta para um consumo consciente e seguro, minimizando os riscos de acidentes. É um investimento indispensável.

 

Noções básicas da parte elétrica de uma casa

Você, que não é profissional da área, não precisa saber como realizar a obra de instalação elétrica completa. Mas é importante ter os conhecimentos básicos do funcionamento da parte elétrica da casa. Uma boa forma é saber como a energia chega da rua para sua casa.

 

Medidores de energia

O sistema elétrico das residências no Brasil é abastecido por concessionárias. A energia chega até a casa através dos postes de iluminação e pelo medidor de energia, cuja função, claro, é medir o consumo de energia.

Dê preferência aos medidores instalados na rua, para que o funcionário realize a leitura sem precisar entrar no terreno.

 

Quadro de distribuição

Há também o quadro de distribuição, que é o dispositivo responsável por receber a energia e dividi-la para todos os ambientes da residência. Dependendo do tamanho e da dimensão da construção, pode haver mais de um. Assim, com mais quadros e circuitos, evita-se que o sistema fique sobrecarregado.

 

O que você também precisa saber!

Além dessas informações mais gerais sobre a parte elétrica, ainda há outros pontos que você não pode deixar de saber!

 

  • Na hora de escolher os componentes do sistema elétrico, deve-se considerar a potência.
  • Utilizar materiais elétricos de boa qualidade faz toda a diferença.
  • Os disjuntores elétricos são essenciais. São os substitutos dos fusíveis e protegem os equipamentos de descargas elétricas.
  • Procure realizar uma manutenção completa no sistema elétrico a cada 5 anos.
  • Um bom projeto elétrico evita acidentes domésticos e curtos-circuitos.
  • E, claro, uma obra de instalação bem realizada pode representar até 10% de economia na conta de luz

 

Agora que você já tem essas informações, já pode garantir um material elétrico de qualidade para sua obra de instalação elétrica. Confira as ofertas da SV Elétrica para um sistema elétrico residencial ou industrial com qualidade e segurança. Entre em contato com nossa equipe de vendas!