Afinal, o que é um curto-circuito?

13 de Abril de 2015

É comum ouvirmos notícias de grandes acidentes, envolvendo incêndios e outros problemas, que foram causados por curtos-circuitos. Mas afinal, o que gera o curto circuito? Pode-se afirmar que o “curto” ocorre porque a corrente elétrica que sai do gerador percorre todo o circuito e volta com a intensidade muito elevada.

É comum ver um curto-circuito quando dois cabos de alta tensão dos postes elétricos das ruas se tocam, ou quando se coloca um metal na tomada. Isso ocorre porque a reação provocada é muito violenta. Nessas reações ocorrem explosões, dissipação de calor, e produção de faíscas.

Como evitar o curto-circuito?

Pode-se colocar fusíveis ou disjuntores nos locais onde passa corrente elétrica. Os disjuntores funcionam como um interruptor automático, pois quando detectam falha na corrente elétrica automaticamente são desligados, deixando assim o circuito aberto.

Além disso, é importante nunca exagerar no uso de “T” e extensões. Isso pode ocasionar sobrecarga na corrente elétrica e causar sérios acidentes na sua casa.