materiais eletricos em obras economizar

Material elétrico em obras: como otimizar o uso

30 de Maio de 2019

Seja para realizar apenas um pequeno reparo ou uma grande obra/construção, conhecer a funcionalidade de cada material elétrico é importante para o seu maior aproveitamento. Isso também significa uma economia considerável nos custos totais. É hora de ter certeza da economia e da qualidade na parte elétrica: confira abaixo as nossas dicas para otimizar o uso material elétrico em obras.

Faça um bom projeto.

Ter um planejamento completo é importante. É nele onde devem estar presentes todos os materiais que serão utilizados. Todos importantes, claro, mas os fios são as “veias” do sistema. É nesta etapa que cabos e fios precisam ser muito bem definidos. Dependendo da magnitude da obra ou reforma, se você adquirir produtos que não vão ser necessários, isso pode significar um grande prejuízo.

Escolha os materiais elétricos certos e de qualidade.

Cabos, fios, aterramento, padrões, bitolas… É importante saber a utilidade de cada um dos materiais e a qualidade também não pode deixar a desejar, pois ela é o que muitas vezes diferencia de um resultado de sucesso ou não. (Aqui a gente fala com segurança: oferecemos sempre qualidade na SV Elétrica!)

Padronize as suas instalações.

Cores e formatos são muito importantes na hora da instalação, isso vai ser útil em um possível futuro reparo, pois ficará mais fácil para o eletricista encontrar e solucionar o problema. A padronização faz com que a atividade elétrica aconteça com mais eficácia e assegura a conservação dos materiais elétricos.

Avalie os condutores elétricos utilizados.

Eles precisam suportar a carga que irá recair sobre eles, por isso confira se os equipamentos utilizados são realmente necessários para assim evitar o desperdício. Confira se os condutores realmente vão aguentar essa demanda, pois não adianta utilizar um fio fino para uma carga forte, pois isso pode ocasionar um curto-circuito ou até problemas mais graves.