iluminação externa

Iluminação externa: projeto garante conforto e beleza

14 de Agosto de 2019

Planejar iluminação externa, seja em ambiente residencial ou comercial, é fundamental para proporcionar conforto visual a quem frequenta o espaço. É da entrada do local que o visitante tem a primeira impressão. Por isso, é importante planejar bem a decoração e iluminação desse espaço, procurando destacar as qualidades do local e proporcionando conforto.

A iluminação externa  vai além de escolher lâmpadas e iluminar pontos do jardim ou entrada. É necessário harmonizar postes, lâmpadas e spots com outros elementos da decoração para destacar as melhores características do ambiente e combinar elementos de forma harmoniosa. 

Defina um estilo de decoração

Antes de iniciar qualquer projeto luminotécnico, é preciso definir o propósito do local e a aparência que se deseja para ele. Pequenos jardins de entrada devem ter aparência diferenciada de áreas de lazer, por exemplo. O primeiro caso exige luz direcionada que realce elementos da jardinagem e arranjos mais bonitos. Já no segundo caso, a iluminação pode ser ampla e com pendentes em áreas de destaque.

Preste atenção a áreas delicadas

Algumas áreas devem ser pensadas com cuidado durante o planejamento de iluminação externa. Garagens, degraus, decks, piscinas e jardins exigem iluminação mais nítida a fim de evitar acidentes, mas outros pontos também devem ser observados. Uma dica é circular pelo local durante a noite e notar quais espaços necessitam de iluminação extra.

Escolha bem os acessórios

Na hora de equipar áreas externas, selecione objetos desenvolvidos com esta finalidade. Usar itens de ambiente interno em áreas externas pode levar a rápida deterioração do material, estragando todo o visual luminotécnico e arriscando causar acidentes. Dê preferência a materiais adequados como tartarugas, tochas, refletores, postes e pendentes para teto.

Também é preciso ficar atento à harmonia entre os objetos do local. Ao montar o seu projeto de iluminação externa, procure harmonizar os itens decorativos com elementos que já estão presentes no ambiente, principalmente o piso. Pisos claros ou de pedriscos são compatíveis com postes brancos. Já pisos amadeirados, de pedras escuras ou gramado combinam com postes pretos.