iluminação de supermercado

Iluminação de supermercados: planejamento destaca produtos e evita desperdícios

01 de Agosto de 2019

A iluminação em ambientes comerciais direciona o olhar do cliente para cada produto e torna o ambiente convidativo o bastante para garantir a permanência no estabelecimento.

Em supermercados, elaborar um bom projeto luminotécnico é indispensável para garantir o conforto térmico e visual de clientes e colaboradores, além de preservar os produtos e o equipamento. A iluminação de supermercados também é responsável por destacar características visuais, como cores ou texturas, dos produtos de diferentes seções, além de otimizar o gasto energético do estabelecimento.

Diferencie seções

Parte do planejamento básico da iluminação de supermercados é a diferenciação de cada setor, buscando destacar as qualidades desejadas em cada um. Em hortifrutis, por exemplo, a iluminação deve refletir fielmente as cores e as texturas das frutas e legumes expostos. Utilizar luz azulada ou esverdeada pode causar a impressão de que o produto não está maduro, afetando as vendas.

Nas gôndolas, o ideal é que a iluminação venha do centro de cada corredor, para evitar que se crie sombra sobre os produtos disponibilizados nas prateleiras. Em prateleiras que precisem de destaque, uma opção é usar gôndolas com iluminação embutida ou luminárias de foco.

Cuidados

Ao organizar a iluminação de supermercado, é necessário pensar no posicionamento e na intensidade da luz para garantir conforto visual de clientes e colaboradores. É comum pensar que ambientes mal iluminados atrapalham as atividades, mas o contrário também é verdade: iluminação em excesso pode ofuscar os produtos e causar incômodo, fazendo com que o cliente se distancie da seção problemática. Por isso, é necessário ficar atento não somente à intensidade das lâmpadas e luminárias, mas também se há vidros, espelhos ou outras superfícies que reflitam luz.

Também é preciso ficar atento para evitar gastos energéticos desnecessários. Além de priorizar o uso de lâmpadas de led, que apresentam mais durabilidade e eficiência, é possível instalar sensores e aparelhos de dimmerização, que ajustam a potência das lâmpadas de acordo com a iluminação natural do ambiente, evitando desperdícios e trazendo mais conforto.