iluminação de restaurante

Iluminação de restaurante: planejamento garante bem-estar de clientes

21 de Novembro de 2019

Em restaurantes, a atmosfera criada pela iluminação é tão importante quanto a refeição servida. É o aspecto visual que define o quão convidativo é o ambiente, podendo atrair o público ou causar desinteresse.

Quando bem executada, a iluminação de restaurante torna o espaço acolhedor, destaca a qualidade dos pratos servidos e intensifica a experiência sensorial do cliente. Além disso, um bom planejamento prevê o custo energético do projeto, ajudando a otimizar gastos com energia.

Considere a proposta do seu estabelecimento

Um projeto de iluminação de restaurante deve considerar o conceito e o propósito de cada estabelecimento, pois é a partir desses pontos que os níveis de iluminância são definidos adequadamente.

Níveis de iluminância intensos causam sensação de alerta e inquietação e, em longo prazo, desconforto visual. Em restaurantes rápidos, como self-services, padarias e lanchonetes, uma iluminação forte e uniforme estimula que o cliente deixe o espaço logo após o consumo da refeição. Nesses espaços, também é importante que alimentos expostos em bufês e expositores sejam destacados com focos de luz, para ressaltar as cores e texturas dos alimentos, características que captam o olhar do cliente.

Em bares, cafés e restaurantes à la carte, a recomendação é oposta. Esses ambientes procuram estimular a permanência do cliente, então é preciso que a iluminação seja suave e indireta para proporcionar relaxamento e conforto visual.

Harmonize a luz com outros elementos

A iluminação de restaurante deve complementar aspectos da arquitetura e decoração local, harmonizando focos de luz, penumbra e sombra com mesas, paredes e piso. Considerar esses elementos é fundamental para evitar efeitos indesejados na iluminação.

Em espaços com objetos metálicos e espelhados, iluminação exagerada pode causar ofuscamento, prejudicando a leitura do cardápio e causando desconforto.  Já em salões com paredes e mesas escuras, é necessário cautela para que o excesso de iluminação não cause contraste ou que uma iluminação insuficiente deixe o ambiente escuro e com aspecto opressivo.