iluminação de natal

Iluminação de Natal: confira dicas para instalar com economia e segurança

05 de Dezembro de 2019

No fim do ano, residências, fachadas, escritórios e lojas são tradicionalmente decorados com mangueiras e cordões de luzes, instalados em formas e disposições variadas. A instalação desses enfeites é simples, mas exige alguns cuidados para garantir o bom funcionamento dos acessórios e a segurança da rede elétrica. 

Revise a instalação elétrica

Antes de instalar um conjunto de cordões de luzes, procure um profissional para revisar a instalação elétrica do espaço. Um eletricista pode avaliar o quadro de força, verificando o estado das conexões e cabos e identificando possíveis falhas, como fiação defeituosa ou solta, que, quando sobrecarregada pelos acessórios de Natal, pode provocar superaquecimento, queima da fiação e incêndios.

Uma revisão também pode identificar e tratar outros problemas, como o vazamento de corrente, que gera desperdício de energia, mau funcionamento de dispositivos elétricos e pode causar curtos-circuitos.

Cuidados na hora da compra e instalação

No ato da compra, procure cordões e mangueiras de luz com certificação do INMETRO, selo que atesta a qualidade de fabricação do material, garantindo a segurança e o bom funcionamento do acessório.

Antes de posicionar e ligar os cordões de luzes, inspecione o material para verificar se o mesmo está em bom estado. Fios soltos, fissuras e ressecamentos são desgastes que afetam o funcionamento do acessório e devem ser cobertos com fita isolante.

Ao instalar, posicione os cordões de luzes afastados de materiais inflamáveis, papéis, tecidos e isopor para evitar propagação de chamas em caso de incêndio. Esse cuidado pode ser dispensado se o cordão de luz for de LED, já que essa tecnologia não produz calor, evitando risco de incêndio por contato.

Dê preferência a lâmpadas de LED

As lâmpadas LED consomem até 80% menos energia do que outras tecnologias, e tem vida útil estendida, funcionando por até 30 mil horas. Isso, aliado a um bom armazenamento do material, evita a necessidade de comprar novos acessórios a cada ano. Os cordões de LED também são vantajosos por não aquecerem.

As lâmpadas LED também têm iluminação mais estável e com maior índice de reprodução de cores, o que possibilita seu uso em projetos criativos e evita que o ambiente fique poluído visualmente.