iluminação de cozinha

Como acertar na iluminação de cozinha e sala de jantar com lâmpadas LED

13 de Julho de 2018

Os ambientes que compõem uma casa possuem especificações de engenharia, arquitetura e decoração. Com a iluminação, não poderia ser diferente, pois para cada cômodo, existe uma forma ideal de se trabalhar com a luz.

Toda casa possui uma cozinha. Nos apartamentos, o comum é que a cozinha seja adjacente à sala de jantar. E, por juntos serem um espaço de trabalho e, também, convivência, é importante que a iluminação seja bem planejada, sem abrir mão da economia – e é aí que as lâmpadas LED entram.

Neste post, trazemos o que você precisa saber para acertar na iluminação de cozinha e sala de jantar da sua casa utilizando as lâmpadas LED.

 

O tipo certo de iluminação LED para cozinhas

Para a cozinha, o melhor tipo de iluminação é a uniforme, que evita a fadiga dos olhos. Como um ambiente que necessita de atenção para preparo de alimentos, luz com tonalidade branca e temperatura de 4000K a 6000K é a recomendada. Esta especificação estimula a concentração e proporciona a uniformidade que a cozinha precisa.

Além disso, é importante enxergar com precisão os alimentos. Para este cômodo, devem ser utilizadas lâmpadas com grande Índice de Reprodução de Cor (IRC), que é a medida correspondente entre a cor real de um objeto e sua aparência diante da luz.

A iluminação nas bancadas de cozinhas deve atingir um índice mínimo de 84% de IRC. As lâmpadas LED possuem um IRC em 80%, em média. Na preferência de luminárias, convém optar por modelos com cúpulas removíveis, que facilitam a limpeza para remoção de gordura.

A principal dica é distribuir a iluminação da melhor maneira, evitando possíveis dificuldades de visualização. Cozinhas que possuem armários aéreos podem projetar grande quantidade de sombra, por exemplo. Para casos assim, luzes LED embutidas são uma solução econômica e que oferecem a iluminação necessária e auxiliam nas atividades.

 

Escolhendo a melhor iluminação LED para sala de jantar

Já para a sala de jantar, a iluminação eficaz é aquela que permite uma boa visualização do que está sendo servido e aqueles que estão sentados à mesa.

Uma luminária instalada em cima da mesa é uma opção funcional e que pode conferir maior estilo ao ambiente, já que é possível escolher o modelo. Mas é preciso estar atento ao tamanho da peça, à distância entre o pendente e a mesa e, também, a cúpula.

Em caso de mesas compridas, pode haver a necessidade de dois pendentes para atender a extensão do espaço. Numa sala de jantar, os cantos também devem receber luz.

No caso de salas de jantar com espelhos, a recomendação é utilizar luminárias cuja luz seja refletida ou difusa. Quanto ao IRC, assim como na cozinha, é importante ter um alto índice, para que a cor do alimento não seja alterada.

E por ser um ambiente de convivência, é importante que seja aconchegante e agradável. Assim, o ideal é uma iluminação de cor amarelada.  A exceção se dá em casos de cozinhas e salas de jantar integradas, comum em apartamentos, na qual a intensidade e cor da luz devam ser uma só. Neste caso, a luz neutra (com 4.000K) em ambos os espaços é uma boa escolha para conferir maior harmonia.

 

Iluminação LED funciona para todos ambientes

As LEDs são econômicas, sustentáveis e de alta durabilidade, mas não é só isso: elas também funcionam para todos os ambientes de uma casa, seja cozinha, quartos, salas de estudos ou banheiros.

A variedade de aplicações com lâmpadas, refletores, luz embutida, painéis luminosos ou fitas de LED mostra que é possível iluminar um espaço do jeito certo, sem pesar no seu orçamento!

Na SV Elétrica você encontra mais de 19.000 materiais elétricos, incluindo os diversos modelos de lâmpadas LED.