disjuntor desarmado

Disjuntor desarmado: quais são as principais causas?

09 de Janeiro de 2020

O disjuntor é uma peça fundamental da instalação de elétrica, servindo para proteger o sistema elétrico de uma construção contra danos causados por falhas elétricas. O dispositivo funciona como um interruptor automático, que se desarma ao detectar picos de corrente que ultrapassam a capacidade do circuito, evitando que a sobrecarga danifique a instalação elétrica e os aparelhos conectados a ela.

Quando o disjuntor é desarmado, é preciso verificar se houve alguma falha da rede, a fim de evitar que o quadro se repita. Nesse texto, listamos as principais causas desse problema:

Sistema elétrico sobrecarregado

A sobrecarga é a causa mais comum de disjuntor desarmado, geralmente provocada por excesso de consumo de energia. Acontece quando muitos aparelhos estão conectados à rede elétrica, principalmente dispositivos que consomem muita energia, como ar-condicionado, ferro de passar e chuveiro elétrico.

Esse problema é comum em construções antigas onde a instalação elétrica não sofre reforma periódica e, consequentemente, não se adapta às novas demandas de consumo de energia, ficando mais sujeita a sobrecarga.

Curto-circuito

Causado por problemas como conexões soltas, danos na fiação e vazamento de corrente, o curto-circuito provoca aumento rápido da intensidade de energia no sistema elétrico. Isso causa falhas como sobrecarga, aquecimento e desgaste dos fios, fazendo com que o disjuntor desarmado ocorra. Também é possível que o curto-circuito aconteça por falhas no aterramento, e nesse caso o disjuntor pode desarmar imediatamente após ser reiniciado.

O que fazer após o disjuntor ser desarmado?

Depois que o disjuntor é desarmado, é necessário reiniciá-lo. Para isso, basta mover o interruptor para a posição de desligado e, em seguida, para a posição de ligado. Após esse passo, é preciso identificar a causa imediata do problema, desconectando e reconectando itens que possam ter causado o disjuntor desarmado.

Caso não consiga identificar uma causa imediata, é importante contar com a ajuda de um especialista. Um profissional pode identificar corretamente os problemas que afetam o funcionamento do disjuntor, assim como repará-los com segurança e qualidade, evitando o agravamento da situação e acidentes.