Cuidados com a energia elétrica no período de chuvas

08 de Fevereiro de 2019

Durante os períodos chuvosos, é muito comum surgirem problemas com a rede elétrica. Quedas de energia, apagões e até curtos ocorrem com mais frequência e, se não houver o devido cuidado, podem se tornar grandes prejuízos, além de comprometerem a segurança física.

Por isso, é preciso redobrar a atenção e os cuidados com a energia. Esses acidentes costumam acontecer por conta do desconhecimento acerca dos riscos que a eletricidade representa. Confira as dicas para evitar acidentes e demais problemas elétricos!

1. Revisão e manutenção preventiva para evitar acidentes.

Em qualquer instalação elétrica, é importante realizar revisões periódicas. Para garantir que tudo funciona corretamente e para corrigir, caso haja falha em algum circuito.

As manutenções preventivas devem ser feitas por um especialista de confiança. E não somente em períodos de chuva, já que é uma medida a ser tomada previamente e para evitar acidentes durante todo o ano.

Certifique-se de que não há fios e cabos desencapados ou desgastados e dê preferência ao uso de filtros de linha ao invés de apenas extensões.

2. Procure um abrigo seguro e longe de árvores.

Se você estiver na rua durante uma tempestade, é importante estar protegido e longe de árvores. As árvores atraem raios e os galhos podem cair. Além disso, procure não se aproximar de cercas de arames e varais metálicos.

3. No caso de tempestade com raios, tire os eletrônicos da tomada.

Se a chuva se transformar em uma tempestade forte e com raios, não deixe os equipamentos eletrônicos (como televisão, som, computador) plugados em tomadas. Lembre-se de estar calçado ao desligar!

4. Não realize nenhum tipo de instalação elétrica durante períodos de chuva.

É muito arriscado mexer com eletricidade em um tempo instável, há risco de choques. Adie a instalação para quando o tempo estiver melhor.

E não somente na instalação, só desligue os aparelhos elétricos utilizando um calçado com solado isolante (borracha), para proteção.

5. Em caso de inundação, desligue os disjuntores.

Em algumas regiões, é possível que ocorra inundação. Neste caso, é importante desligar todos os disjuntores para evitar acidentes. Caso a inundação atinja o nível das tomadas, chame um profissional para fazer uma revisão antes de ligar os disjuntores novamente.

Priorize a sua segurança!

A eletricidade é útil de muitas formas, mas sem os cuidados devidos, pode causar grandes danos. Por isso, sempre priorize a sua segurança e a segurança do seu lar, independente de períodos chuvosos.

E na necessidade de realizar qualquer tipo de reparo, manutenção ou instalação elétrica, conte com um profissional qualificado para realizar o serviço de forma segura e eficaz.