Consumo de energia: confira dicas de como economizar energia em casa

07 de Novembro de 2019

Principalmente durante os meses de verão, o custo de produção de energia elétrica no Brasil costuma aumentar e o valor é repassado para os consumidores através do sistema de bandeiras tarifárias. O aumento na conta pode ser de até R$ 6,00 para cada 100KW consumidos, impactando significativamente o orçamento de uma família.

Por isso é importante que, periodicamente, algumas ações sejam executadas a fim de economizar energia durante esse período.

Otimize o uso de eletrodomésticos

O uso de eletrodomésticos é responsável pela maior parte do consumo de energia residencial. Os gastos podem ser reduzidos com medidas simples, como desconectar aparelhos fora de uso (evitando o modo stand-by) e otimizando o uso de máquina de lavar e ferro de passar. Além disso, é importante verificar se os dispositivos estão funcionando corretamente: fios descascados, por exemplo, fazem o aparelho perder eficiência e aumentam o consumo de energia.

Também é necessário atenção na hora de adquirir novos utensílios: procure comprar eletrodomésticos na categoria A do selo PROCEL de Eficiência Energética. Esse indicador ajuda o consumidor a economizar energia, pois apontam quais aparelhos consomem menos e atuam com eficiência similar a equipamentos convencionais.

De preferência a lâmpadas de LED

Uma alternativa que pode reduzir o consumo de energia é trocar lâmpadas convencionais por modelos LED, que, apesar de serem mais caros que lâmpadas comuns, são mais eficientes e duráveis.

Uma lâmpada fluorescente, por exemplo, tem em média 15W de potência e vida útil de 8mil horas, enquanto uma lâmpada LED com a mesma capacidade de iluminação usa apenas 10W e tem durabilidade que varia entre 20 mil e 30 mil horas de funcionamento.

Verifique se há falha elétrica

Se a adoção dessas medidas preventivas não for o bastante para economizar energia, é possível que haja um vazamento de energia no sistema elétrico de sua residência. Causado por desgaste e/ou falhas na instalação elétrica, o vazamento de corrente desperdiça energia elétrica e pode causar choques elétricos e incêndios. A manutenção desse problema vai além do consumo de energia: é uma questão de segurança e pode prevenir acidentes.