Cabos de alumínio ou cobre? Quais as particularidades de cada um?

16 de Maio de 2019

Os cabos e fios têm a tarefa de conduzir a corrente elétrica de um ponto a outro, com a finalidade de gerar a energia. No mercado, existe uma diversificação de condutores voltados para a necessidade de cada projeto ou instalação.

Resistência à eletricidade, milimetragem, cores e materiais, formam as particularidades de cada condutor. No caso dos cabos, o cobre e o alumínio são os dois metais mais usados na confecção de condutores.

Já a condutividade elétrica e resistência estão entre as principais características que diferem o cabo de alumínio e cobre. De modo geral, a principal utilização do cabo de alumínio é em grandes redes de transmissão. Já o cobre é voltado para instalações domésticas e urbanas.

Você saberia a diferença e funcionalidade de cada um?  Separamos abaixo algumas das especificidades de cada tipo.

Cabos de alumínio

Dentre as primeiras vantagens do alumínio, está o preço, ele é mais barato em relação ao cobre, e já chegou a ser 80 vezes mais em conta. Outro ponto positivo desse condutor é a sua versatilidade e segurança em relação às dobraduras, é mais resistente a deformação. Apesar de ser mais leve ante o cobre, a sua resistência elétrica chega a ser 65% mais alta, tendo em contrapartida, pouca resistência mecânica.

A norma de instalações elétricas de baixa tensão (ABNT NBR 5410), diz que é proibido o uso de alumínio em instalações residenciais, fazendo com quem o alumínio praticamente impere no campo dos condutores para linhas de transmissão.

Cabos de cobre

O cobre é um material mais maleável, e o seu principal benefício é a grande condutividade, ele possui a resistência elétrica mais baixa de todos os metais não-preciosos.  A eletricidade que flui em cabos de cobre encontra menos resistência no caminho, do que em relação aos cabos de alumínio ou aço.

É mais utilizado em instalações internas e mediterrâneas, como domésticas e urbanas. Possui também outras vantagens, como facilidade de fabricação, grande resistência à corrosão galvânica e condutividade térmica.