A conta de luz aumentou? Saiba como economizar energia

10 de Julho de 2015

A conta de energia é, atualmente, um dos maiores pesadelos dos cidadãos brasileiros. A novas bandeiras tarifárias que foram adotadas desde janeiro de 2015 e a revisão dos valores aprovada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em vigor desde março representaram aumentos significativos no valor final da conta.

Algumas atitudes simples podem ser tomadas nas residências para garantir a economia e evitar o susto ao final do mês.

Confira nossas dicas para economizar energia

Aproveite ao máximo a luz natural – Durante o dia, evite ligar as luzes, abrindo o máximo de cortinas e janelas possível. Invista também em cortinas com tecidos mais leves, que permitam o aumento da passagem da luz do sol.

Escolha cores claras para as suas paredes – Quando cores claras são aplicadas nas paredes e no teto, as superfícies refletem e espalham a luz, seja ela natural ou artificial. A reflexão eficaz proporcionada pelas cores claras nas paredes demanda menos pontos de luz e colabora com o aproveitamento da luz que entra pelas janelas e portas.

Troque as lâmpadas tradicionais por LEDs – As lâmpadas LED são as novas queridinhas dos que querem economizar energia e reduzir as taxas de consumo. Quando se fala em potência de iluminação e durabilidade, elas saem e muito na frente das lâmpadas tradicionais. A energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor, o que, consequentemente não desperdiça energia. Por isso, consegue reduzir em até 90% a conta de luz.